Planejamento para redes sociais em 5 passos

April 27, 2017

 

Com o constante crescimento da importância das mídias sociais para empresas, fica imprescindível um planejamento de marketing que leve em conta as redes sociais disponíveis hoje!

 

Afinal, redes sociais tornam possível um engajamento maior do seu público em suas campanhas, o aumento da interação entre marca e audiência, monitoramento de concorrência e tendências de comportamento no universo digital, além, é claro, de servirem como canais para difundir seu conteúdo, ampliar seu alcance e trazer mais conversões à sua empresa.

 

Mas, como toda ferramenta de comunicação, o uso das redes sociais demanda estudo e planejamento.

Confira abaixo um passo a passo simples de como planejá-lo da melhor forma:

 

 

1. Defina as redes sociais e métricas mais adequadas

 

Você não precisa estar em todas as redes, mas é essencial que esteja onde seu público está! Através de um estudo detalhado e assertivo da audiência que você deseja alcançar, além do tipo de conteúdo que queira trabalhar (textos, imagens, vídeos, ou outros), é possível selecionar algumas redes sociais em que sua mensagem seja transmitida de maneira melhor direcionada.

 

Além disso, a partir dos objetivos de sua estratégia (por exemplo: ampliar seu alcance, gerar mais engajamento, aumentar a interação, etc), fica mais claro determinar quais métricas considerar para saber se suas ações estão trazendo resultados.

 

 

2. Estabeleça uma frequência para postagens

 

A partir do momento em que você define uma determinada frequência para postar em suas redes sociais, passa a condicionar sua audiência a esperar por aquele conteúdo! Portanto, se sua capacidade hoje é fazer, por exemplo, 15 postagens mensais no Instagram, é melhor se ater a essa quantidade ao invés de se propor a fazer postagens diárias e não conseguir sustentar esse volume.

 

Atenção também aos excessos: cada rede social tem uma quantidade máxima de posts diários ou semanais para que seu público não fique sobrecarregado de informação. Faça testes para determinar a frequência mais efetiva – essa dica vale também na hora de estipular os dias da semana e horários para cada post.

 

 

3. Organize uma pauta de conteúdo

 

Criar uma planilha que direcione o tema de cada post não só ajuda o responsável pelo conteúdo a desenvolver melhor cada ideia, como auxilia a organizar a mensagem que você deseja passar, além de ser um apoio na hora de manter a disciplina na frequência.

 

Essa pauta pode ser montada semanal ou mensalmente, desde que alinhada com os objetivos do planejamento, apresente constância na linguagem e tônica usadas e, claro, tenha conteúdo relevante para o público.

 

 

4. Roteiro pronto, hora da ação!

 

O melhor plano é aquele que você ou sua equipe são capazes de executar! Um planejamento para redes sociais deve levar em conta a capacidade de trabalho que pode ser totalmente focada na execução de cada um dos passos, então lembre-se: é melhor ir aos poucos, mas com consistência, do que ser exageradamente otimista quanto ao potencial de trabalho e deixar tudo feito pela metade!

 

 

5. Analise e recomece

 

Ao final do tempo estabelecido pelo planejamento, analise as métricas estipuladas de cada uma das redes sociais. Dessa forma, você consegue alinhar pontos ainda falhos, ver quais redes performaram melhor e ainda tem a oportunidade de otimizar o que já está trazendo resultados!

 

Bons resultados começam com um planejamento bem feito e que direcione a estratégia da maneira mais efetiva! Seguindo os passos acima, alinhando seus objetivos e reparando as falhas, as redes sociais te ajudarão a otimizar cada vez mais seus resultados!

 

E aí, você já realiza o planejamento das suas redes sociais? Tem mais alguma dica? Compartilhe nos comentários!

 

 

 

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