Cative seu público com o Storytelling

É sabido que hoje o marketing vem mudando suas diretrizes e que o público, agora mais informado e ativo na escolha de marcas, produtos e serviços, demanda novas formas de comunicação e interação. No meio digital, principalmente, isso se faz necessário já que o enorme fluxo de informações pode fazer com que uma empresa seja facilmente esquecida.

A importância do Storytelling

O termo "storytelling" vem do inglês e significa contar histórias. E não é qualquer história: a narrativa deve ser relevante ao seu público e tornar sua marca mais humanizada e próxima do consumidor em potencial. Essa ferramenta é utilizada como parte de uma estratégia de marketing digital para atrair e fidelizar clientes.

A ideia principal de sua história deve ser criar uma mensagem que gere empatia na audiência, que a faça se sentir ouvida e compreendida. Que gere conexão entre público e marca! Uma história interessante é a mescla de vários fatores, como escolha adequada da tônica e vocabulário utilizados, enredo e elementos visuais que entretêm e emocionam, e uma mensagem que traga informações e respostas aos anseios do público.

Estrutura da narrativa

O primeiro passo é compreender completamente as necessidades e conflitos do seu público. Dessa forma, você consegue personalizar seu storytelling ao máximo e fazer com que a mensagem seja o mais assertiva possível. Uma vez que isso esteja claro, é importante alinhar os valores e saber comunicá-los durante toda a história.

Daí em diante, é importante estruturar a narrativa mostrando conhecimento do problema que a audiência enfrenta, para que ela se identifique, se sinta parte dela. Lembre-se de que seu público é o personagem principal da história. É importante deixar claro que você compreende desafios e necessidades e que valoriza sua a trajetória e que pode ajudá-lo da melhor forma!

A partir daí, é hora de mostrar a solução que sua marca possui (de maneira sutil) e todo o processo de transformação que o cliente passa, uma vez que aplica essa resolução do problema. É interessante utilizar depoimentos e relatos de consumidores que já se beneficiaram dessa transformação, por que isso aumenta a sensação de empatia e de aproximação do público.

Uma boa narrativa gera estreitamento na relação daquele possível cliente e sua marca, o que leva a um maior engajamento da audiência e, consequentemente, maior volume de conversão e vendas. O storytelling é de caráter persuasivo (e não invasivo, como o marketing tradicional), o que promove seu negócio sem que seja necessário uma venda direta.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

LIGUE E AGENDE 

SEU DIAGNÓSTICO

GRATUITO

         11 95211.2154

contato@dharmamarketing.com.br

Desenvolvido por Dharma Marketing

  • Facebook
  • Instagram

ENTRE EM CONTATO: